Network Binding

Quando montamos um sistema as placas que colocamos neles tem uma determinada ordem de inicialização.
São inicializadas pela BIOS de acordo com os recuros e o slot PCI ou a “Lane” PCIe.
Existe uma numeração nos slots que vai de “zero” a x onde x é o ultimo slot, o “Zero” seria o primeiro slot a ser inicializado pela bios e o x o ultimo.

Actualmente com as placas de rede onboard acabamos por não saber “a menos que tenhamos acesso aos dados do fabricante” qual a ordem de inicialização. Este problema agrava-se quando instalamos outro componene qualquer que nos pode alterar esta ordem. No caso de aplicações que dependem de dessa ordem ou que ficam associadas a uma placa de rede ( firewalls ) pode ser problemático.

Apesar de na fase de instalação não podermos dominar qual a ordem usada podemos controla-la no sistema operativo. (podemos desabilitar um dos bindings com uma unattended instalation).

No sistema operativo windows XP ou 2000 basta apenas fazer o seguinte:

Start -> Run -> escrever ncpa.cpl
Menu opção avançadas -> Escolher a opção de Adaptadores e Bindings.

No windows 7

Painel de Controlo -> Network and Internet -> Network and Sharing Center -> Change Adapter Settings -> Opção Organize -» Layout -» Menu e agora que já estamos a ver o menu já podemos alterar os bindings escolhendo o Menu Avançado.

Isto vai permitir-nos escolher qual a placa de rede que vai ficar como principal no windows. Se tivermos mais que uma placa de rede ligadas á mesma rede significa que a primeira da lista será a que queremos que seja a principal, ela será a placa com a metrica mais baixa e por isso todos os pedidos de saida sairão por ela.

Podemos também escolher quais os serviços instalados para cada uma das placas e escolher outras opções mas dessas irei falar mais tarde…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *