Novas funcionalidades do Windows 8 – Secure Boot

Secure boot.
Aparentemente o windows 8 vai ter novas funcionalidades em relação ao boot.

É sabido que uma das grandes dores de cabeça em termos de segurança é o controlo da parte de boot do sistema operativo das nossas máquinas.

A Fase em que a BIOS acaba de entrar e o S.O. começa a arrancar é uma das mais criticas. É aqui que se pode subverter a segurança implementada no S.O. arrancando com outro S.O. que permita a corrupção do existente ou mesmo instalando aquilo a que vulgarmente se chama de root kit.

Com o windows 8 e as novas BIOS UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) a Microsft veio tentar alterar o paradigma.

O UEFI inclui uma opção de secure boot para impedir “Boot Loader Attacks”.

Qualquer código que é carregado na fase de boot do sistema terá que estar identificado com uma chave de segurança permitindo ao UEFI bloquear qualquer tentativa de correr código não autorizado.

Os fabricantes O.E.M terão de implementar esta funcionalidade para obterem certificação do seu equipamento (autocolante de windows 8 compatible.)

Para o utilizador esta funcionalidade é muito boa, mas para o fabricante a funcionalidade também é excelente, porque passa a existir uma base de dados de chaves “Key Enrollment Key database (KEK)” onde a microsoft poderá realizar a actualização de chaves para novos S.O. mas também poderá revogar chaves para os seus sistemas operativos que terão sido comprometidos ou na minha opinião pirateados!

A forma de funcionar é simples, haverão várias bases de dados de chaves que serão consultadas no processo de boot.
Depois de validadas o windows arranca o software “Anti-Malware”.
Finalmente o windows arranca os “Kernel Drivers” e inicializa o “User Mode”

Mais informações em http://www.hjfr-info.com/Noticias/NoticiasRecentes.php

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *