Encriptação de Ficheiros no Windows XP

Já muitos tiveram dilemas em como tornar a informação privada relativamente a olhos indiscretos.
Na minha experiência profissional já encontrei pessoas que preferiam comprar um disco novo que e monta-lo pelos seus próprios meios do que accionar os serviços de troca de garantia dos fabricantes devido ao teor de informação que os discos continham.

Aqui vou falar de cifra de ficheiros, uma opção que vem de origem no Windows XP mas que muitas pessoas desconhecem.

Para protegermos os nossos dados de olhares alheios aconselho os seguintes passos:

1- Criar uma conta de utilização nossa que pode ou não ser administradora da máquina

Seleccionar a opção user acounts e depois a opção create user account
Criar passowrd para o utilizador

Fazer log off

2- Ao criar a conta nos menus do Windows XP, pergunta-nos se queremos tornar a nossa informação privada escolhemos a opção sim. (atenção isto não é a cifra de conteúdos, apenas impede que outros utilizadores que não os administradores possam ter acesso á nossa área de trabalho.

3- Criar uma conta para qualquer técnico usar quando necessário com privilégios de power user.

Por norma é suficiente para o trabalho deles, se for necessário também podemos elevar os privilégios a administrador sem problemas.

4- Depois das contas criadas entrar com o nosso user.


5- Seleccionar as pastas que queremos encriptar e com o botão direito do rato fazer propriedades e activar o EFS para esta pasta.
Atenção que devemos garantir que nunca perderemos a password deste utilizador caso contrário será trabalhoso recuperar a informação do EFS.

Pontos anteriores explicados

1 – O objectivo da criação desta conta é não usarmos a conta de administração e dividir e isolar os nossos documentos dos outros utilizadores, eles por defeito ficarão numa pasta associada ao novo utilizador dentro do disco.

2 – Esta opção aparece no momento em que defenimos password para o utilizador de administração significa que o Windows não permitir que um utilizador possa aceder aos conteúdos de outro utilizador (não foi usada esta opção no filme para poder mostrar que os utilizadores mesmo que tenham acesso ás pastas não irão ver o conteúdo dos ficheiros.

3 – Esta conta como é obvio será para entregar ás pessoas que nos vão resolver problemas com a máquina, será uma conta que não terá acesso a nada e se por ventura tentarem alterar privilégios para tentar aceder á informação nós saberemos e ficará indicado no log do computador.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.